Subscribe
Add to Technorati Favourites
Add to del.icio.us
sábado, 9 de maio de 2009

Tratamento

Publicada por Anónimo


A anorexia não é vaidade excessiva ou loucura. É uma doença que como qualquer outra não surgindo por culpa ou desejo do portador. Assim sendo, o doente precisa de tratamento especializado, carinho e compreensão daqueles que lhe são próximos.

O tratamento da anorexia é muito difícil. Não existem medicamentos específicos que restabeleçam a correcta percepção da imagem corporal ou desejo de perder peso. Embora não exista um tratamento especialmente eficaz a combinação da psicoterapia com o tratamento medicamentoso tem tido bons resultados, uma vez que enquanto que a terapia trabalha no sentido de restabelecer a correcta percepção da imagem corporal os medicamentos servem como paliativos para os sintomas proporcionando um maior conforto para o paciente até à sua total recuperação.


A alimentação não deve ser forçada, excepto quando se verificam níveis de desnutrição ameaçadores. Forçar a alimentação implica internar o doente, fornecendo-lhe alimentos líquidos através de uma sonda naso-gástrica.Normalmente quando se atinge este ponto torna-se necessário conter (amarrar) o doente na cama evitando assim que o mesmo retire a sonda.



Atenção:

A contínua perda de peso e a insistência num excesso de peso irreal devem representar um sinal de alerta para parentes e amigos, uma vez que no início deste transtorno alimentar o paciente não se considera doente, sendo por isso capaz de falar continuamente sobre o seu “excesso” de peso e a necessidade de fazer dietas, o que pode passar despercebido ou ser ignorado por pessoas que se encontram menos sensibilizadas para este tema.

0 comentários: