Subscribe
Add to Technorati Favourites
Add to del.icio.us
sábado, 9 de maio de 2009

Anorexia

Publicada por Anónimo




Designamos por anorexia o comportamento obsessivo que uma pessoa apresenta em manter o seu peso corporal abaixo dos níveis ideias juntamente com uma percepção distorcida quanto ao seu próprio corpo, que faz com que o paciente se veja como "gordo". Apesar de a perda de peso e a magreza excessiva serem notórias o portador desta patologia, raramente aceita tal evidência, continuando a insistir em perder peso.

É de realçar que o funcionamento mental, de um(a) anoréctico(a) não é afectado, sendo excepção a forma como se vê a si mesmo e o comportamento obsessivo e irracional em perder peso. Geralmente estes doentes recorrem a métodos um pouco invulgares para emagrecer. Além da dieta errónea, podem submeter-se a exercícios físicos intensos, induzir o vómito, jejuar, tomar diuréticos e usar laxantes.

Embora não exista uma explicação concreta para este tipo de distúrbio, devemos levá-lo em atenção uma vez que casos diagnosticados tardiamente podem culminar em morte por inanição, suicídio ou desequilíbrio dos componentes sanguíneos.

A idade média para o início da anorexia é aos 17 anos, salvo algumas excepções, atingindo com maior incidência o sexo feminino (cerca de 95%), sendo a sua incidência no sexo masculino de 5%. A faixa etária mais afectada é a dos jovens adultos e adolescentes.

Este tipo de distúrbio alimentar é particularmente grave na fase de crescimento, uma vez que pode comprometer o desenvolvimento/crescimento do indivíduo afectado. Durante esta fase há uma maior necessidade de calorias por parte do organismo. Se não se verificar uma ingestão adequada das mesmas a pessoa afectada irá, por exemplo, crescer menos do que cresceria com uma alimentação normal. É de referir que se este episódio durar pouco tempo o crescimento pode ser compensado, mas, se este se verificar durante um longo período de tempo irá impedir o alcance da altura geneticamente determinada.

Alguns portadores deste distúrbio apresentam também episódios denominados binge, durante os quais ingerem compulsivamente grandes quantidades de alimentos seguidas de vómito. Nestes casos o doente raramente precisa de provocar o vómito uma vez que o seu próprio organismo se encarrega disso.

A anorexia atinge cerca de 0.5% da população em geral, contudo suspeita-se que este número tenha vindo a aumentar nos últimos anos. Ainda assim não podemos afirmar que este distúrbio se deve à imagem transmitida pelos meios de comunicação, de que a mulher ideal tem de ser magra, sendo que esta possível hipótese está sendo extensivamente pesquisada.

Até pouco tempo acreditava-se que a anorexia apenas se verificava nas sociedades industrializadas, contudo isto não é verdade. Os primeiros estudos neste sentido iniciaram-se recentemente e constatou-se que a anorexia também afecta populações desfavorecidas onde não se verifica publicidade em relação a corpos magros como símbolo de beleza.

0 comentários: