Subscribe
Add to Technorati Favourites
Add to del.icio.us
sábado, 16 de maio de 2009

A obesidade deve-se a diferentes factores como :

Publicada por Anónimo

1) Factores alimentares

A obesidade advém de hábitos alimentares incorrectos, iniciados muitas vezes na infância. Torna-se assim necessário implementar nas crianças uma alimentação saudável e desenvolver-lhes o gosto por legumes e frutas que serão muito importantes no seu desenvolvimento.
Sempre que a energia obtida da nossa alimentação é superior àquela que gastamos, as calorias excedentes ficam armazenadas sob a forma de gordura no tecido adiposo.
Assim é importante ter uma alimentação saudável, não saltar refeições e comer um pouco de todo o que temos na roda alimentar.
O pão, a batata, o grão, o arroz e a massa muitas vezes são vistos como alimentos que engordam. Mas na verdade são estes alimentos ricos em hidratos de carbono que nos dão energia para as nossas actividades diárias.
Os alimentos ricos em gorduras, são portadores de calorias que rapidamente são armazenados pelo nosso organismo e aumentam a gordura corporal.
Os alimentos e bebidas muito doces transportam muitas calorias e podem estimular o apetite, contribuindo para o aumento de peso.
Muitas vezes o estilo de vida apressado, o horário de trabalho intenso, leva-nos a recorrer refeições rápidas (ricas em calorias e gorduras) e/ ou abundantes, provocando um aumento do número e tamanho das células adiposas (células que reservam a gordura), podendo posteriormente conduzir a um aumento de peso.


2) Factores psicológicos.


Muitas vezes recorremos a comida para combater sentimentos como a raiva, tristeza, ódio, tédio, entre outras. Durante estes episódios, ingerimos grandes quantidades de alimentos, e por vezes sentimos uma grande incapacidade de parar de comer. As pessoas que sofrem de desordem de compulsão alimentar mais grave têm uma maior probabilidade de apresentar sintomas de depressão e baixa auto-estima.


3) Factores ambientais / sociais:


Inclui o estilo de vida e os hábitos que cada pessoa possui. O tabaco torna-se aqui um factor importante visto que cada vez tem mais adeptos, quando uma pessoa deixa de fumar tem tendia a ganhar peso, pois um fumador tem um metabolismo basal mais elevado enquanto fuma do que depois de deixar de fumar.

Consequências da obesidade

Ao nível do aparelho cardiovascular:

-Hipertensão arterial;
-Insuficiência cardíaca;
- Angina de peito;

Ao nível das complicações metabólicas:

- Alterações de tolerância à glicose e diabetes tipo 2;

Ao nível do sistema pulmonar:

- Fadiga;
- Síndrome de picwick;
- Apneia do sono;
- Embolismo pulmonar;

Ao nível do aparelho gastrointestinal:

- Esteatose hepática
-Litiase vesicular
-Carcinoma do cólon

Ao nível do aparelho genitourinário e reprodutor:

- Infertilidade e amenorreia;
- Incontinência urinária de esforço;
- Hiperplasia endometrial e carcinoma do endométrio;
- Carcinoma da mama;
- Carcinoma da próstata;
- Hopogonadismo hipotalâmico;
- Hirsutismo:

Outras alterações:

- Artrite degenerativa;
- Insuficiência venosa crónica;
- Hérnias;
- Propensão aos acidentes;

Alterações socioeconómicas e psicossociais:

-Discriminação educativa, laboral e social;
- Isolamento social;
-Depressão e perda de auto-estima;
- Perturbações ansiosas;

0 comentários: