Subscribe
Add to Technorati Favourites
Add to del.icio.us
sábado, 16 de maio de 2009

Distúrbios alimentares

Publicada por Anónimo



Enquanto seres humanos temos necessidade de comer e beber, ou seja necessitamos de nos alimentar.

A alimentação é um dos factores mais importantes na nossa saúde, sendo que uma alimentação correcta irá beneficiá-la enquanto que uma alimentação incorrecta poderá prejudicar a nossa saúde.

Mas então como distinguir uma alimentação correcta de uma alimentação incorrecta? Geralmente, uma alimentação correcta é aquela em que se verifica uma ingestão de alimentos variados e diversificados em quantidades razoáveis (nem em excesso nem em carência). Esta alimentação deve ser pobre em gorduras e açúcares e rica em hidratos de carbono, fibras vitaminas e sais minerais.
Por alimentação incorrecta entende-se uma alimentação onde existe uma deficiência na ingestão dos nutrientes essenciais. Esta deficiência pode ser por excesso ou por carência.

Por excesso quando ingerimos alimentos em grandes quantidades e com muitas calorias face à quantidade ideal. Este tipo de alimentação pode conduzir à obesidade e à diabetes.Uma alimentação incorrecta por carência verifica-se quando o Homem ingere alimentos abaixo da quantidade necessária ou ideal e com muito poucas calorias. Esta alimentação incorrecta conduz muitas vezes à anorexia e à anemia.Assim sendo, uma boa alimentação deve ser equilibrada, variada e completa, com os nutrientes adequados a cada organismo e saúde onde a água é fundamental e deve estar sempre presente.

0 comentários: