Subscribe
Add to Technorati Favourites
Add to del.icio.us
sábado, 9 de maio de 2009

Bulimia

Publicada por Anónimo

A bulimia nervosa é um distúrbio alimentar cujos pacientes apresentam uma preocupação obsessiva com o peso provocada pela distorção da percepção da imagem corporal e pelo medo em engordar.
Este distúrbio é caracterizado por episódios de ingestão compulsiva de grandes quantidades de alimentos, num curto período de tempo, acompanhado pela sensação de perda de controlo. Durante estes episódios os portador desta patologia ingerem alimentos que normalmente consideram “proibidos” (tais como doces e hidratos de carbono). Em seguida tentam eliminar o excesso ingerido, recorrendo para tal ao vómito, ao uso de laxantes, diuréticos e/ou outros medicamentos, jejuns e exercício físico excessivo, de forma a não ganhar peso.

Os episódios de ingestão compulsiva começam geralmente durante ou depois de uma dieta restrita.

É de referir que os doentes bulímicos estão, normalmente dentro do seu peso ideal (por vezes ligeiramente acima) sendo as tentativas de manter uma dieta frequentes.
Quando as dietas não resultam (pois para estes doentes é muito difícil controlar os seus impulsos em relação à comida).
Isto pode levar a problemas de auto estima que poderão conduzir a doenças depressivas.
Geralmente os portadores desta patologia mantêm a mesma em segredo, escondendo o seu problema dos seus familiares mais próximos e/ou amigos. Isto deve-se sobretudo ao sentimento de vergonha e de culpa que sente em relação ao comportamento que o próprio considera estranho.
É de salientar que o facto destes doentes manterem o seu peso normal, ou sofrerem apenas pequenas variações deste, contribui para que estes consigam manter o seu problema escondido durante longos períodos de tempo sem que este seja detectado por aqueles que o rodeiam.

Assim como a anorexia a bulimia atinge com maior frequência adolescentes do sexo feminino.

0 comentários: